Rebeldia disciplinada?

Introdução à ‘História como (in)disciplina’

Autores

  • Lidiane Soares Rodrigues Universidade Federal de São Carlos
  • María Inés Mudrovcic Universidad Nacional de Comahue / Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) https://orcid.org/0000-0002-4563-0108
  • Alexandre de Sá Avelar Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v14i36.1867

Palavras-chave:

História, Disciplina, Indisciplina

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Soares Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Lidiane Soares Rodrigues é doutora em História pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve pesquisas em Sociologia da Cultura com ênfase, sobretudo, nas seguintes temáticas: Sociologia dos Intelectuais; História das Ciências Sociais; Circulação global dos bens simbólicos. É autora do livro “História e Sociologia: capítulos de um diálogo em longa duração. Curitiba: Intersaberes, 2020.

María Inés Mudrovcic, Universidad Nacional de Comahue / Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)

Maria Ines Mudrovcic é doutora em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires e Professora da Universidad Nacional de Comahue (Argentina). Pesquisadora do CONICET. Desenvolve pesquisas na área de Filosofia da História com ênfase, sobretudo, nas seguintes temáticas: História Intelectual; Temporalidades; Epistemologia da História. É organizadora, entre outros livros, de “En busca del tiempo pasado: temporalidade, historia y memoria. Ciudad de Mexico: Siglo XXI, 2013.

Alexandre de Sá Avelar, Universidade Federal de Uberlândia

Alexandre de Sá Avelar é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor da Universidade Federal de Uberlândia e Pesquisador do CNPq. Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria da História e História da Historiografia com ênfase, sobretudo, nos seguintes temas: Biografia e Escrita da História; Revisionismo e Negacionismo; História Intelectual. É organizador (juntamente com Júlio Bentivoglio) do livro “O futuro da História”. Vitória: Editora Milfontes, 2019.

Referências

ABBOTT, Andrew. Chaos of disciplines. Chicago: University Chicago Press, 2001.

ABBOTT, Andrew. Department and discipline. Chicago Sociology at one hundred. Chicago: University Chicago Press, 1999.

ARMITAGE, David; GULDI, Jo. The History Manifesto. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

ÁVILA, Arthur Lima de; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo. A história (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. Vitória: Milfontes, 2019.

ÁVILA, Arthur Lima de. A História no Labirinto do Presente: notas sobre a crise de produção, reprodução e legitimação da historiografia disciplinada contemporânea, texto inédito [cedido pelo autor], 2021.

BENTIVOGLIO, Júlio. Apresentação. In: BENTIVOGLIO, Júlio e TOZZI, Verónica (org.). Do passado histórico ao passado prático: 40 anos de Meta-história. Serra: Milfontes, 2017. p. 7-10.

BEVERNAGE, Berber; LORENZ, Chris. Breaking up time. Negotiating the borders between present, past and future. Storia della Storiografia, Pisa, v. 63, n. 1, pp. 31-50, 2013.

BEVERNAGE, Berber. ‘A passeidade do passado’: reflexões sobre a política da historicização e a crise da passeidade historicista. Revista de Teoria da História, n. 24, v. 1, p. 21-39, 2021.

BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Paris: Minuit, 1984.

BRUN, Eric. Interdisciplinary in French social sciences scientific journals. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 60, n. 3, p. 867-894, 2017.

CHARLE, Christophe. Du bon usage des divergences entre histoire et sociologie. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, v. 201-202, n. 1, p. 106-111, 2014.

COHEN, Deborah; MANDLER, Peter. The History Manifesto: a critique. American Historical Review, Indiana, v. 120, n. 2, p. 530-542, 2015.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento de Área: Área 40. História. CAPES. 2016. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/40_hist_docarea_2016.pdf. Acesso em: 7 jul. 2021.

DALFRÉ, Andrea Liz. Por uma história (in) disciplinada: historiografia, teoria da história e politização do saber. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 41, n. 86, p. 207-214, 2021.

DERRIDA, Jacques. Spectres de Marx: l´état de la dette, le travail du deuil et la nouvelle Internationale. Paris: Editions Galilée, 1993.

DORAN. Robert. Choosing the past: Hayden White and the Philosophy of History. In: DORAN, Robert (ed.). Philosophy of History after Hayden White. London, New Dehli, New York, Sydney: Bloomsbury, 2013. p.1-33.

ELIAS, Amy J. Metahistorical Romance, the Historical Sublime, and Dialogic History. Rethinking History, Londres, v. 9, n. 2-3, p. 159-172, 2005.

FABIANI, Jean-Louis. À quoi sert la notion de discipline? In: BOUTIER, Jean; PASSERON, Jean-Claude; REVEL, Jacques. Qu’est-ce qu’une discipline? Paris: EHESS, 2006. p. 11-34.

FRIEDLANDER, Saul. Probing the Limits of Representation: Nazism and the “Final Solution”. London, Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1992.

GILLIS, John. Introduction. Memory and Identity: the History of a Relationship. In: GILLIS, John (ed.). Commemorations: The Politics of Nacional Identity. Princeton: Princeton University Press, 1994. p. 3-26.

GINGRAS, Yves; PRUD’HOMME, Julien. Les collaborations interdisciplinaires: raisons et obstacles. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, n. 210, p. 40-49, 2016.

GINGRAS, Yves; PRUD’HOMME, Julien.; LARIVIÈRE, Vincent. “Interdisciplinarité”. In: GINGRAS, Yves; PRUD’HOMME, Julien.; LARIVIÈRE, Vincent. Sciences, technologies et sociétés de A à Z. Montréal: Presses de l’Université de Montréal, 2015. p. 133-135. [Publicado em 17 julho 2018]. Disponível em: <http://books.openedition.org/pum/4321>. Acesso em 08 jul. 2021.

HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

HEILBRON, Johan; BOKOBZA, Anais. Transgresser les frontières en sciences humaines et sociales en France. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, n. 210, p. 108-121, 2016.

HEILBRON, Johan; GINGRAS, Yves. La résilience des disciplines. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, n. 210, p. 21-30, 2016.

HEILBRON, Johan. A regime of disciplines. Toward a historical sociology of disciplinary knowledge. In: CAMIC, Charles; JOAS, Hans. The dialogical turn. Roles for sociology in the post disciplinary age. Lanham: Rowman and Littfield, 2003. p. 23-42.

JABLONKA, Ivan. La historia es uma literatura contemporánea. Manifesto por las ciencias sociales. Buenos Aires: FCE, 2016.

JENKINS, Keith; MORGAN, Sue; MUNSLOW, Alun (ed.). Manifestos for history. New York: Routledge, 2007.

KLEINBER, Ethan; SCOTT, Joan W; WILDER, Gary. From the authors of the “Theses on Theory and History”. Critical Inquiry, Chicago, 2018a. Disponível em: https://critinq.wordpress.com/2018/07/10/from-the-authors-of-the-theses-on-theory-and-history/. Acesso em: 5 jul. 2021.

KLEINBER, Ethan; SCOTT, Joan W; WILDER, Gary. Theses on Theory and History. Wild On Collective, 2018b. Disponível em: http://theoryrevolt.com/. Acesso em: 5 jul. 2021.

LACAPRA, Dominick; KAPLAN. Steven. Modern European Intellectual History. Ithaca, London: Cornell University Press, 1982.

LAMONT, Michèle. How Professors Think. Inside the Curious World of Academic Judgment. Cambridge: Harvard University Press, 2009.

LAMY, Jérôme; SAINT-MARTIN, Arnaud. La frontière comme enjeu: les Annales et la Sociologie. Revue de Synthèse, Paris, t. 131, 6. série, n. 1, p. 99-127, 2010.

MESURE, Sylvie; SAVIDAN, Patrick (ed.). Dictionnaire des Sciences Humaines. Paris: PUF, 2006.

MUDROVCIC, María Inés. El retorno de la historia retórica y lo sublime histórico: el fin de la política moderna de la representación histórica. In: TOZZI, Verónica; LAVAGNINO, Nicolás (org.). Hayden White, la escritura del pasado y el futuro de la historiografia. Sáenz Peña: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2012. p. 91-98.

MUDROVCIC, María Inés. Políticas del tempo, políticas de la historia. ¿Quiènes son mis contemporáneos? ArtCultura, Uberlândia, v. 20, n. 36, p. 7-14, 2018.

NICOLAZZI, Fernando. Culturas de passado e etnocentrismo: o périplo de tláloc. In: ÁVILA, Arthur Lima de; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo. A história (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. Vitória: Milfontes, 2019. p. 211-243.

NOVICK, Peter. That Noble Dream: the ´Objectivity Question´ and the American historical profession. Cambridge: Harvard University Press, 1988.

OLIVEIRA, Maria da Glória. Os sons do silêncio: interpelações feministas decoloniais à história da historiografia. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 11, n. 28, p.104-140, 2018. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1414. Acesso em: 24 ago. 2021.

PEREIRA, Ana Carolina Barbosa. Precisamos falar sobre o lugar epistêmico na Teoria da História. Tempo & Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 24, p. 88-114, 2018.

RENISIO, Yann. L’origine sociale des disciplines. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, n. 210, p. 449-467, 2016.

RICOUER, Paul. La memoria, la historia y el olvido. Madrid: Trotta, 2003.

ROSA, Hartmut. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na Modernidade. São Paulo: Editora da Unesp, 2019.

ROSEN, Rebecca J. The slow-science manifesto: ‘We don´t Twitter’. The Atlantic, Boston, jul. 2011. Disponível em: https://www.theatlantic.com/technology/archive/2011/07/the-slow-science-manifesto-we-dont-twitter/242770/. Acesso em: 8 jul. 2021.

RUFER, Mario. Nación y condición poscolonial: sobre memoria y exclusión en los usos del pasado. In: BIDASECA, Karina Andrea (org.). Genealogías Críticas de la Colonialidad en América Latina, África, Oriente. Buenos Aires: CLACSO, 2016. p. 275-296.

SALOMON, Marlon. Heterocronias. In: SALOMON, Marlon (org.). Heterocronias. Estudos sobre a multiplicidade dos tempos históricos. Goiânia: Edições Ricochete, 2018. p.8-38.

SCOTT, Joan Wallach. On the judgment of history. New York: Columbia Press University, 2020.

SETH, Sanjay. Humanidades, universalismo e diferença histórica. Vitória: Milfontes, 2021.

SORÁ, Gustavo; BLANCO, Alejandro. Unity and fragmentation in the Social Sciences in Latin America. In: HEILBRON, Johan; SORÁ, Gustavo; BONCOURT, Thibaud. (ed.). The Social and Human Sciences in Global Power Relations. Springer Verlag., 2018. p. 127-152.

TOZZI, Verónica; LAVAGNINO, Nicolás (org.). Hayden White, la escritura del pasado y el futuro de la historiografia. Sáenz Peña: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2012.

TURIN, Rodrigo. Entre o passado disciplinar e os passados práticos: figurações do historiador na crise das humanidades. Revista Tempo, Niterói, v. 24, n. 2, p. 187-205, maio/ago. 2018.

TURIN, Rodrigo. Tempos precários: aceleração, historicidade e semântica neoliberal. Rio de Janeiro: Zazie Edições, 2019. (Coleção Pequena Biblioteca de Ensaios).

VALDERRAMA, Miguel (ed.). ¿Qué es lo contemporáneo? Actualidad, tempo histórico, utopías del presente. Santiago del Chile: Ediciones Universidad Finis Terrae, 2011.

VALIM, Patrícia; AVELAR, Alexandre de Sá e BEVERNAGE, Berber. Negacionismo: história, historiografia e perspectivas de pesquisa. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 42, n. 87, p. 13-36, 2021.

VAN RAAN, Anthony. The Interdisciplinary Nature of Science: Theoretical Framework and Bibliometric Empirical Approach. In: WEINGART, Peter; STEHR, Nico. (dir.), Practising Interdisciplinarity. Toronto: University of Toronto Press, 2000. p. 66-78.

WEINGART, Peter. Interdisciplinarity: The Paradoxical Discourse. In: WEINGART, Peter; STEHR, Nico. (dir.). Practising Interdisciplinarity. Toronto: University of Toronto Press, 2000. p. 25-41.

WHITE, Hayden. Afterword. In: JENKINS, Keith; MORGAN, Sue; MUNSLOW, Alun (ed.). Manifestos for history. New York: Routledge, 2007. p. 220-231.

WHITE, Hayden. The Politics of Historical representation: Discipline and De-Sublimation. Critical Inquiry,Chicago, v. 9, n. 1, p. 113-137, 1982.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

RODRIGUES, L. S. .; MUDROVCIC, M. I. . .; AVELAR, A. de S. . . Rebeldia disciplinada? Introdução à ‘História como (in)disciplina’. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 14, n. 36, p. 25–44, 2021. DOI: 10.15848/hh.v14i36.1867. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1867. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História como (In)disciplina