Uma noção de história em "A cidade e as serras" de Eça de Queirós

Autores

  • Giuliano Lellis Ito Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i18.809

Palavras-chave:

Narrativas, História, Realismo

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura da história inerente ao romance A cidade e as serras, de Eça de Queirós. Para isso, levaram-se em conta os procedimentos narrativos escolhidos pelo autor para compor seu livro e os indícios apresentados nos discursos de alguns personagens, buscando sempre entender quais elementos do pensamento histórico daquele período estavam elencados na produção do texto e como podiam nos ajudar a entender o sentido do romance. Diante de uma construção pouco positivista da História, pudemos apontar um posicionamento pautado por certa relativização da construção do discurso histórico, pois alguns procedimentos apontam para uma reflexão sobre a ideologia e a interpretação do passado centrado no homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuliano Lellis Ito Santos, Universidade de São Paulo

Doutor em Letras pela FFLCH-USP com a tese "A ideia de História em Eça de Queirós". Atualmente é professor de Literatura Portuguesa na FFLCH-USP.

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

LELLIS ITO SANTOS, G. Uma noção de história em "A cidade e as serras" de Eça de Queirós. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 8, n. 18, 2015. DOI: 10.15848/hh.v0i18.809. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/809. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo