O templo das sagradas escrituras: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a escrita da história do Brasil (1889-1912)

Autores

  • Hugo Hruby PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i2.7

Palavras-chave:

Historiografia, Catolicismo, Brasil República

Resumo

 

A possibilidade de observar as ricas e contraditórias discussões sobre a institucionalização e disciplinarização dos estudos históricos é obscurecida quando partimos de um assentado caráter científico no século XIX. Nestes debates, fé, leis e razão buscavam subsidiar a História enquanto campo do conhecimento. O limiar da República, no Brasil, é um período profícuo para estes estudos pelo choque entre espaços de experiências e horizontes de expectativas de atores diversos, como a Igreja Católica, os governos republicanos, os burocratas monarquistas e os homens de letras. O objetivo deste artigo é o de analisar as propostas de escrita da História do Brasil dos sócios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), na cidade do Rio de Janeiro, diante da proclamação do novo regime político em 15 de novembro de 1889.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

HRUBY, H. O templo das sagradas escrituras: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a escrita da história do Brasil (1889-1912). História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 2, n. 2, p. 50–66, 2009. DOI: 10.15848/hh.v0i2.7. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/7. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Da Monarquia à República: questões sobre a escrita da história"