Filosofia da existência, existencialismo e o problema do sentido na filosofia da história de Paul Ricoeur

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v13i33.1563

Palavras-chave:

Filosofia da história, Sentido, Paul Ricoeur

Resumo

O problema do sentido na filosofia da história de Paul Ricoeur é o tema central deste trabalho. A interpretação é desenvolvida a partir da hipótese segundo a qual existiria uma dialética entre existência e linguagem na constituição de sentido. O caminho escolhido para a investigação foi a leitura estratégica de obras que recobrem a primeira parte da trajetória filosófica do autor. Nesse sentido, focalizamos a leitura de Ricoeur sobre a filosofia da existência de Karl Jaspers e o seu contraponto com o existencialismo de Sartre. Durante toda a pesquisa procuramos compreender os contornos da compreensão de Ricoeur sobre a dialética entre ontologia e epistemologia presente na filosofia da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Mendes, Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás (UFG)

Profesosr Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua na área de Ensino de História e Teoria e Filosofia da História.

Downloads

Publicado

2020-08-08

Como Citar

MENDES, B. Filosofia da existência, existencialismo e o problema do sentido na filosofia da história de Paul Ricoeur. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 13, n. 33, p. 431–465, 2020. DOI: 10.15848/hh.v13i33.1563. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1563. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo