As novas fisionomias do romance histórico

Palavras-chave: Romance histórico, Ficção, Historicidade

Resumo

O artigo discute a questão da referencialidade no romance histórico, a partir da comparação entre sua forma clássica e suas formas contemporâneas. A primeira seção trata da “composição mista de história e invenção” que, segundo Alessandro Manzoni, foi o principal traço do romance histórico realista. Na seção seguinte, discute-se como o romance meta-histórico da segunda metade do século XX – casos de Disgrace (J. M. Coetzee) e El entenado (Juan José Saer), eclipsa o problema da referencialidade, com a pressuposição de que o romance histórico deve operar nos termos dos seus próprios procedimentos, e não nos da história. Nas seções seguintes, o foco se volta para a guinada referencial que marca boa parte das narrativas literárias do século XXI. Três romances são discutidos a partir dessa chave de leitura: El material humano, de Rodrigo Rey Rosa; K. Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski; e Jan Karski, de Yannick Haenel. O que se argumenta é que a inversão de polos – da não referencialidade à tendência referencial, é uma faceta inesperada da elasticidade do conceito e da prática da ficção, que, ao negar a si mesma, termina enriquecendo o seu próprio jogo.

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Biografia do Autor

Felipe Charbel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Áreas de Interesse: Teoria da História, Historiografia Antiga e do Renascimento, História da Cultura, História da literatura, História Intelectual do Renascimento.

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Publicado
2020-04-12
Como Citar
CHARBEL, F. As novas fisionomias do romance histórico. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 13, n. 32, p. 19-46, 12 abr. 2020.
Seção
Artigo