Lógica histórica, sujeito e criação: temas de pesquisa na história do Brasil, século XIX e XX

  • Regina Horta Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Conhecimento histórico, Historiografia, Tempo histórico

Resumo

A partir do enfoque de uma trajetória individual de pesquisa e ensino da história do Brasil, argumenta-se a pertinência de uma reflexão teórica que abranja lógica, sujeito e criação históricos. A renovação do saber histórico nas últimas três décadas, através da exploração desses temas, reafirmou a história como um conhecimento transformador, útil à vida e relevante para os desafios contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Horta Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e República, atuando principalmente nos seguintes temas: história e natureza, história da biologia. É membro eleita da Diretoria da Sociedade Latino Americana Y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA), gestão 2006-2010. Foi membro da diretoria da Associação Nacional de Historia (gestão ago 2007-jul 2009, ANPUH nacional), atuou como editora responsável na Revista Brasileira de História. Entre março de 2008 e fevereiro de 2009, ocupou vaga de Professora Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdiscipllinares da UFMG.
Publicado
2010-07-27
Como Citar
DUARTE, R. H. Lógica histórica, sujeito e criação: temas de pesquisa na história do Brasil, século XIX e XX. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 3, n. 5, p. 115-133, 27 jul. 2010.
Seção
Artigo