n. 11 (2013)

Sumário

Editorial

Editorial 7-8
  8

Dossiê “Os cursos de história: lugares, práticas e produções"

Apresentação 10-14
Fábio Franzini, Rebeca Gontijo 10-14
História e memória: origens e desenvolvimento do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense 15-32
Francisco Falcon 15-32
Memórias de um profissional de história 33-44
José Ribeiro Júnior 33-44
O lado escuro da força: a ditadura militar e o curso de história da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (FNFi/UB) 45-64
Marieta de Moraes Ferreira 45-64
The dark side of the force: the military dictatorship and the history course of the National School of Philosophy of the University of Brazil (FNFi/UB) 65-84 (English)
Marieta de Moraes Ferreira 65-84
Armadilha à francesa: homens sem profissão 85-103
Lidiane Soares Rodrigues 85-103
Francisco Iglésias e o curso de geografia e história da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais (década de 1940) 104-121
Alessandra Soares Santos 104-121
A formação superior em história na UPA/URGS/ UFRGS de 1943-1971 122-139
Mara Cristina de Matos Rodrigues 122-139
Ousadia e redenção: o Instituto de Pesquisa Histórica de José Honório Rodrigues 140-161
Andre de Lemos Freixo 140-161
O ensino superior da História em Portugal (1859-1911) 162-171
João Couvaneiro 162-171

Artigo

Razão ou Raciocínio? Clio ou Shiva? 173-189
Sanjay Seth 173-189
A tese de Williams e o Antigo Sistema Colonial: notas sobre um debate clássico 190-209
Carlos Leonardo Kelmer Mathias 190-209
La administración de la justicia eclesiástica en el Río de la Plata s. XVII-XVIII: un horizonte historiográfico 210-229 (Español)
Miriam Moriconi 210-229
Continuidade e ruptura em O Antigo Regime e a revolução: o problema da centralização administrativa 230-243
Josemar Machado de Oliveira 230-243
The Nordic Countries as a Historical and Historiographical Region: Towards a Critical Writing of Translocal History 244-264 (English)
Marja Jalava 244-264

Resenha

Vidas: modo de usar... 266-271
LORIGA, Sabina. O pequeno x: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, 232 p.
Mary del Priore 266-271
Para além do giro linguístico: uma abordagem existencialista da obra de Hayden White 272-278
PAUL, Herman. Hayden White: The Historical Imagination. Cambridge; Malden: Polity Press, 2011, 204 p.
Pedro Spinola Pereira Caldas 272-278
A velha Nova História 279-286
NOVAIS, Fernando A.; SILVA, Rogerio Forastieri da (orgs.). Nova história em perspectiva. Vol. 1. São Paulo: Cosac Naify, 2011, 552 p.
Jurandir Malerba 279-286
Entre a história da história e a história da educação: o Colégio Pedro II e a resistência aos estudos sociais na década de 1970 287-293
SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos. O currículo da disciplina escolar história no Colégio Pedro II – a década de 1970 – entre a tradição acadêmica e a tradição pedagógica: a história e os estudos sociais. Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2011, 336 p.
Patricia Hansen 287-293
Brasileiros Ilustres: letras, armas, virtudes 294-299
OLIVEIRA, Maria da Glória de. Escrever vidas, narrar a história: a biografia como problema historiográfico no Brasil oitocentista. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011, 212 p.
Márcia Regina Capelari Naxara 294-299
História vivida, história pensada 300-304
FALCON, Francisco José Calazans. Estudos de teoria da história e historiografia. Volume I: teoria da história. São Paulo: Hucitec, 2011, 206 p.
Márcia Mansor D´Alessio 300-304
O passado irrevogável na justiça de transição 305-311
BEVERNAGE, Berber. History, memory and state-sponsored violence: time and justice. New York/London: Routledge, 2011, 250 p.
José Antonio Vasconcelos 305-311

Texto e documento historiográfico

Um verbete jamais publicado na Enciclopédia: “História”, de Marmontel 313-317
Daniela Kern 313-317
História 318-337
Jean-François Marmontel 318-337

Entrevista

Jörn Rüsen: Theory of History as Aufklärung 339-353
Sérgio da Mata, Valdei Araujo 339-353

Normas de publicação

Normas de publicação 357-360
  358-360

Diretrizes para autores

Diretrizes para autores 361-362
  362

Edição Completa

Edição completa 362 p
  362 p


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 19839928