Iberismo e luso-tropicalismo na obra de Gilberto Freyre

Autores

  • Alberto Luiz Schneider Departamento de História. Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i10.438

Palavras-chave:

Brasil, História intelectual, Portugal

Resumo

O artigo discute o luso-tropicalismo, assunto que mobilizou o pensamento de Gilberto Freyre entre as décadas de 1940 e 1960. A caudalosa produção intelectual gilbertiana – marcada pela aproximação com a ditadura de António Salazar e com o esforço português de manter suas colônias na África – somente é inteligível a partir da crítica à modernidade ocidental que Freyre recolheu do pensamento espanhol de fins do século XIX e princípio do século XX. Autores como Miguel de Unamuno, Ángel Ganivet e José Ortega y Gasset refletiram sobre a especificidade da cultura ibérica, percebendo-a como substancialmente diferente da moderna tradição anglo-saxã. Para Gilberto Freyre, os ibéricos, em particular os portugueses, seriam capazes de compreender os trópicos e as suas gentes e com eles transigir, conviver e miscigenar. Tal entendimento o levou, ao menos nos seus momentos mais ideológicos, a defender e justificar o colonialismo português, apesar dos ventos descolonizadores que sopravam desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Luiz Schneider, Departamento de História. Universidade de São Paulo - USP

Alberto Luiz Schneider é graduado em História pela UFPR(1997), Mestre em História pela PUC-SP (2000) e Doutor em História pela Unicamp(2005). Foi Visiting Associate Professor no Departamento de Estudos Luso-Brasileiros da Tokyo University of Foreign Studies (2004-2007). Fez Pós-Doutorado no Kings College London (2008). Atualmente é pós-doutorando no departamento de História, da USP, onde vem pesquisando a obra do historiador inglês Charles Boxer, sob supervisão da Profa Dra Laura de Mello e Souza.

Downloads

Publicado

2012-08-05

Como Citar

SCHNEIDER, A. L. Iberismo e luso-tropicalismo na obra de Gilberto Freyre. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 5, n. 10, p. 75–93, 2012. DOI: 10.15848/hh.v0i10.438. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/438. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Diálogos historiográficos: Brasil e Portugal”